
Foto: João Pires
Brasileiros que disputaram o quali surpreendem e alcançam a fase de oitavas de final.
Com apenas 18 anos, Marcelo Zormann conquistou nesta terça-feira sua maior vitória no circuito profissional. O tenista, natural de Lins/SP, fez grande apresentação no Tênis Clube para desbancar o carioca Fabiano de Paula, atual número 5 do Brasil na ATP, na primeira rodada do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Esta é a primeira vez, em seis participações, que Zormann triunfa na chave principal de simples em um torneio da série ATP Challenger. “Estou muito feliz com esse resultado. Não apenas pela vitória em si, mas pelo nível consistente de tênis que apresentei. Esse é um dos meus primeiros jogos que faço depois de ficar um bom tempo parado”, disse o tenista, que ficou quase 5 meses fora das competições tratando da pubalgia.
Para Zormann foi fundamental receber a oportunidade da organização com wild card (convite) para alcançar esta vitória inédita na carreira. “Agradeço ao Instituto Sports pelo convite, quero seguir aproveitando esta oportunidade valiosa, já que para eu somar essa quantidade de pontos (7) em torneios da série ITF Future eu teria que alcançar a fase semifinal e ainda assim somaria seis”, avalia o campeão juvenil de Wimbledon nas duplas.
Com apenas esta vitoriosa estreia no Campeonato Internacional de Tênis de Santos, Zormann saltará mais de 60 posições no ranking e a partir da próxima semana estará abaixo dos 800 melhores tenistas do mundo. Atualmente, ele ocupa a 866a colocação e pode melhorar ainda mais o ranking se conquistar mais vitórias nesta semana.
DESTAQUES DO QUALI SURPREENDEM
Outro tenista brasileiro que conseguiu sua primeira vitória em ATP Challenger foi o paulista Pedro Sakamoto, 21 anos, beneficiado pelo abandono de Guilherme Clezar com cãibras, quando a parcial da partida mostrava 6/7 (1) 7/6 (3). “A partida ficou lenta pelas condições, o que exigiu muito do nosso físico, e o Clezar acabou abandonando, infelizmente. Mas isso também acaba mostrando que fisicamente estou preparado para aguentar as partidas mais duras”.
O pernambucano José Pereira segue com grande campanha em Santos. Após vencer três rodada do quali, o irmão de Teliana desbancou o favorito norte-americano Chase Buchanan, cabeça de chave 5 em Santos, com 6/2 6/4. Após jogos duros no quali, Ricardo Hocevar reencontrou o caminho das vitórias em ATP Challengers ao derrotar o boliviano Hugo Dellien por 7/5 7/6 (5).
Lia Benthien e Renan Justi